Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

O que é Fluxograma?

Design sem nome (3)
blog

O que é Fluxograma?

Você sabe como funciona um fluxograma e quais as vantagens em utilizá-lo em sua empresa? No artigo de hoje, trouxemos todos os detalhes sobre o tema, como utilizá-lo, tipos e seus significados.

O que é o fluxograma?

O fluxograma é uma das ferramentas de organização e modelagem de processos, e tem como principal objetivo demonstrar como o processo funciona e quais caminhos devem ser seguidos para obter o melhor resultado.

Além disso, o fluxograma demonstra de forma gráfica e visual a sequência das atividades e etapas do processo, permitindo a análise e o direcionamento do processo de maneira estratégica.

Na prática, cada atividade e etapa do processo é representada por um símbolo, interligados por setas que indicam o caminho que o processo deve seguir, desde o começo até o seu final.

Relação com a Gestão da Qualidade

Existe uma relação direta da construção dos fluxogramas com a Gestão de Processos e com a Gestão da Qualidade, visando sempre a fluidez e a conformidade em todo o processo.

Sendo assim, é possível identificar os problemas existentes no processo, já que o fluxograma demonstra todo o caminho e todos os procedimentos internos.

A partir dessa identificação, é possível tomar atitudes e modificar os processos, criando assim um novo fluxo muito mais ágil e fluido, visando a satisfação do cliente e a redução de custos provenientes das não conformidades.

Benefícios do fluxograma

Além de ser uma ferramenta gráfica que tem origem na Gestão de Processos, o fluxograma também é uma ferramenta da Qualidade, e tem como principais benefícios:

  • Facilidade na visualização e execução das atividades do processo;
  • Identificação de problemas como atrasos, pontos críticos do processo, atividades que podem ser eliminadas e gargalos do processo;
  • Possibilidade de compreender o funcionamento do passo a passo do processo, eliminado atividades desconexas;
  • Estabelecimento de um processo padrão, determinando pontos de revisão, análise e monitoramento da qualidade do processo.

Sendo assim, um fluxograma é construído por meio dos símbolos, que vamos falar a seguir.

Símbolos do fluxograma

Ademais, os fluxogramas são a representação gráfica dos processos internos, possui símbolos específicos para esta representação, conforme a tabela abaixo.

O primeiro símbolo é o de Início ou fim do processo, que como o próprio nome diz, indica onde o processo começa e onde ele termina, sendo o esqueleto do fluxograma.

Sendo assim, o símbolo de Decisão indica os pontos onde acontecerão as tomadas de decisão, podendo gerar vários caminhos no processo a partir deste ponto.

Geralmente, é realizado um questionamento neste ponto, acompanhados de respostas como SIM ou NÃO.

Em caso de SIM, o processo segue adiante, e em caso de NÃO, o processo regride até ficar de acordo com os padrões de conformidade.

Além disso, o símbolo de Processo significa cada passo ou atividade que compõe o processo, e podemos citar como exemplos: atendimento ao cliente, verificação de qualidade do produto, emissão de notas fiscais, dentre outros.

Já o Processo pré-definido simboliza a etapa ou atividade que se repete em diversos pontos do processo, seja no mesmo ou em outros processos organizacionais.

Dessa forma, se a sua organização tem como procedimento padrão realizar reuniões para solucionar problemas e realizar brainstormings de forma contínua em diversos processos internos, este será o seu processo pré-definido.

Além disso, a operação manual indica os processos manuais do seu processo, ou seja, as atividades que não são automatizadas.

Neste caso, podemos citar como exemplo a operação de máquinas com processos manuais, controlados pelos funcionários.

Contudo, o conector é a atividade que interliga os processos entre si, e é muito utilizado em fluxogramas longos e complexos, para não repetir o símbolo de fluxo de linha constantemente.

Entretanto, a função do símbolo do conector é tornar a visualização do processo mais agradável e fluida aos olhos de quem analisa o fluxograma.

Aqui, o símbolo do documento significa a emissão de documentos, como por exemplo, contratos, propostas comerciais e quais documentos necessários.

Por fim, o Fluxo de linha indica a direção que o processo segue, indicando a sua ordem e fluidez.

Tipos de fluxograma

Nesse sentido, os fluxogramas representam os processos internos da sua organização, e retratam cada um deles de maneira muito específica, desde os inputs até os outputs. 

De modo geral, existem 04 (quatro) tipos de fluxograma, sendo eles:

  • De dados, que demonstram como os dados são coletados, tratados, armazenados e utilizados em todos os processos;
  • Fluxograma de documentos, que demonstra o tratamento e os procedimentos necessários para a gestão destes documentos;
  • De sistemas, que demonstram a fluidez e o caminho que o processo deve seguir;
  • Fluxograma de programas, relacionado com os controles e mecanismos internos que a organização cria para automatizar os processos.

Além disso, a representação gráfica dos fluxogramas varia conforme a visualização obtida, podendo ser:

  • Simples, que apresenta os principais pontos de decisão do processo, demonstrando-o de forma lógica;
  • Funcional, que demonstra a relação e o andamento do processo entre os setores, determinando o tempo de execução e permanência em cada departamento;
  • Vertical, muito utilizado em processos de melhoria, indicando a correlação entre as atividades que compõem o processo, em seus mínimos detalhes;
  • Diagrama de blocos, que demonstra a sequência do processo de forma simples e prática, sem muitos detalhes.

Exemplos e aplicação prática

Nesse sentido, temos um exemplo de fluxograma simples sobre o processo de atendimento ao cliente e venda de produtos. O processo segue as seguintes etapas:

  • Início do atendimento ao cliente;
  • Recebimento do pedido;
  • Ponto de decisão: o produto está em estoque? Se sim, segue para a seleção do produto, se não, informa o cliente que o produto não está disponível, verificando se ele deseja aguardar;
  • Recebimento do pagamento dos produtos;
  • Processamento do pedido;
  • Entrega do produto ao cliente.

Assim, na representação gráfica, o processo assume a seguinte forma gráfica, conforme a imagem abaixo.

 

Com o 8Quali você automatiza seu sistema de gestão da qualidade. Solicite uma demonstração gratuita em nosso site.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Comentários (2)

  1. Fernando J.o
    20 de julho de 2023 at 07:43

    Excelente matéria, abordando com clareza, e fluidez o assunto buscado.
    Meus agradecimentos, a toda a equipe 8Quali!

    1. Ana Carolina - Marketing 8Quali
      20 de julho de 2023 at 09:18

      Fernando muito obrigada pelo seu comentário! Nós ficamos muito felizes em saber a sua opinião. Cada artigo escrito no nosso blog é feito com muito carinho e com o intuito de trazer informação de qualidade! Até mais.

Deixe o seu comentário

Close Bitnami banner
Bitnami