O que é Metodologia Kaizen?
Existem diversos métodos para alcançar a melhoria contínua e a competitividade organizacional, que pode ser alcançada por meio de ferramentas voltadas para a gestão da qualidade como um todo. Neste artigo, você entenderá o que é a Metodologia Kaizen, para que serve e como seria possível aplicá-la na empresa.
O que é a Metodologia Kaizen?
O termo kaizen possui origem japonesa, e consiste na mudança para melhor, ou ainda, melhoria contínua. Entretanto, é importante compreender que esta metodologia deve ser vista como uma filosofia dentro da organização, sendo aplicada diariamente como parte dos princípios que regem os negócios.
É muito comum que a metodologia kaizen seja confundida com a produção enxuta, entretanto existem diferenças: a produção enxuta tem o foco na remoção dos desperdícios, e a metodologia kaizen tem o foco na melhoria contínua.
Dessa forma, a Metodologia Kaizen é regida pelos seguintes princípios:
- Envolvimento geral, que consiste na participação de todos os funcionários ao longo do processo de melhoria, desde o momento da implementação da metodologia até a melhoria contínua;
- Trabalho em equipe, que é um dos pilares para a melhoria contínua, e está completamente relacionado com o envolvimento, já que a comunicação é um dos princípios mais importantes para a gestão da qualidade;
- Foco nos processos, que são o ponto principal da organização. Na metodologia kaizen, os processos são analisados, a fim de identificar quais os problemas recorrentes e como eles impactam na qualidade;
- Técnicas aplicadas e ferramentas da qualidade, que são o meio para executar as melhorias propostas para solucionar os problemas identificados;
- Foco na solução de problemas, a fim de sanar os gargalos que impactam na qualidade do produto ou serviço;
- Satisfação dos clientes, que é um dos grandes objetivos da melhoria contínua.
Para que serve?
A Metodologia Kaizen oferece diversos benefícios, e isso depende da necessidade e do enfoque que a sua organização tem. O foco desta metodologia é a melhoria contínua, mas também pode ser aplicada para a redução de custos, aumento da produtividade e competitividade organizacional, além de também proporcionar fluidez e clareza dos processos organizacionais. Sendo assim, podemos elencar como principais benefícios:
- Redução de custos, devido à busca pela melhoria contínua e redução dos desperdícios;
- Engajamento dos colaboradores, já que a participação de todos no processo de melhoria contínua é um dos pilares para a implantação da metodologia kaizen;
- Aumento da competitividade, devido à aplicação de ferramentas de qualidade e métodos que visam a competitividade dos processos internos com foco na melhoria contínua;
- Aumento na satisfação dos clientes, que é um dos resultados da melhoria contínua, pois a metodologia kaizen busca identificar os problemas e propor melhorias, que são a base da gestão da qualidade;
- Eficácia na solução de problemas, devido à análise e identificação dos focos do problema através do estudo de causa-efeito.
Etapas da Metodologia Kaizen
Agora que você conhece os princípios que formam a base da Metodologia Kaizen, iremos falar das etapas para a implementação desta metodologia. Alguns especialistas da área da Qualidade propõem 05 (cinco) fases para o desenvolvimento do Kaizen, sendo eles:
- Definição do problema, que consiste em identificar os gargalos do processo, identificando as oportunidades de melhoria. Nesta fase, é realizada uma análise do ambiente e dos processos, visando compreender os processos, identificar os procedimentos e verificar onde estão os problemas, assim como os seus impactos na qualidade da organização;
- Medição, que é um momento posterior à identificação do problema. Na medição, é realizado o mapeamento do problema, visando entender qual o problema em si, quais os seus impactos e origens, assim como o padrão que ele apresenta e quais atividades e áreas afeta;
- Análise do processo atual, que consiste na análise, localização e sugestão da melhoria;
- Melhoria, que consiste na implementação das ações de melhoria;
- Controle, que consiste na avaliação e manutenção dos resultados.
Como usar a Metodologia Kaizen?
A Metodologia Kaizen pode ser aplicada nas mais diversas empresas, pois os princípios são adaptáveis às mais diversas realidades, portes e finalidades das organizações, os quais são voltados para a melhoria contínua. É importante destacar que a Metodologia Kaizen não deve ser vista apenas como um projeto temporário, mas como uma filosofia da sua organização, sendo aplicada de forma integral, com o envolvimento de todos.
Além disso, é importante dizer que a metodologia pode ser aplicada tanto na administração quanto nas pessoas, visando a mudança e melhoria contínua.
Quando a metodologia é voltada para a administração, o foco está na melhoria das estratégias e visão da administração e da gerência, trabalhando na melhoria dos métodos e procedimentos existentes na organização. Neste caso, o gerente ou o líder deve estar comprometido com esta melhoria, dedicado ao aprimoramento dos processos, por exemplo.
Quando a metodologia é voltada para as pessoas, o foco está na equipe e em como é possível melhorar as competências, assim como a comunicação interna e os estímulos para a execução das tarefas.
Assim, é possível utilizar a Metodologia Kaizen através da aplicação dos princípios básicos e de ferramentas como o Diagrama de Ishikawa e de Pareto, por exemplo.
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta voltada para a análise das causas do problema, buscando compreender quais os efeitos que esse problema trará para o processo estudado. Através do Diagrama de Ishikawa é possível identificar a raiz do problema, auxiliando na criação de estratégias para a solução deste problema.
Já o Diagrama de Pareto é uma ferramenta de classificação dos problemas existentes na organização, identificando as causas do problema. O Diagrama de Pareto propõe que 80% das consequências ou resultados decorrem de 20% das causas, e por isso é extremamente importante identificar a raiz do problema, para propor as soluções e consequentemente a melhoria contínua.
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Alex Ribeiro da Silva
Bom dia!
Não há um posto de vocês que não mereça atenção. São excelentes!
Gabriela Maria
Olá Alex, tudo bem?
Que ótimo ter esse retorno, ficamos muito felizes por isso !! 😀